sexta-feira, 18 de abril de 2008

Segurança é Cuidar das Pessoas



Na tarde de hoje recebi um e-mail do meu ex-colega de colégio Rodrigo Lorenzoni, com um artigo sobre segurança pública, o qual está transcrito abaixo, de autoria de seu pai, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Deputado Federal e candidato ao próximo pleito municipal de Porto Alegre. Minha intenção com este blog, de maneira alguma, é fazer campanha política para determinado candidato. Tanto que, postarei aqui, com prazer, artigos de outros candidatos ou figuras públicas, desde que com o consentimento dos mesmos.
A publicação do artigo do Onyx explica-se pela minha proximidade com o Rodrigo, após 11 anos de coleguismo e mais de 20 anos de amizade, e pelo fato de ele ter achado este espaço interessante para publicação do material. Aliás, eu também acho, já que este blog está permanentemente aberto para qualquer tipo de contribuição, independente da ideologia de quem a assina.
Ademais, o assunto do artigo é interessantíssimo e aborda um dos grandes problemas sociais da sociedade mundial, em particular aqui do Rio Grande do Sul.
Desde já, agradeço ao Rodrigo e ao Onyx Lorenzoni pela contribuição, lembrando que qualquer pessoa pode enviar-me artigos (reforço: independente da ideologia neles contida), através do endereço eletrônico vicogrimberg@hotmail.com
Boa leitura.

Vico.

Segurança é Cuidar das Pessoas
Por Onyx Lorenzoni*

Segurança pública de qualidade é aquela que une ações policiais eficientes com investimentos na área social. É, antes de tudo, uma política de resgate da dignidade e da cidadania. Não adianta apenas armar e equipar a polícia. É preciso cuidar das pessoas, principalmente das crianças, investindo em programas sociais que melhorem a qualidade de vida da população.
No mundo todo, as experiência bem sucedidas, como a que testemunhei em Bogotá, na Colômbia, são fruto de ações governamentais direcionadas para a melhoria das condições de vida da população, como programas educacionais que unam o estudo ao esporte, um atendimento a saúde eficiente e que respeite as famílias, viabilizando desta forma a recuperação da auto-estima das pessoas. Estou convencido de que sem cidadania não há segurança possível.
Um aspecto importante da política de segurança pública é o envolvimento das prefeituras neste processo. Elas podem desenvolver políticas de prevenção através das Guardas Municipais, que, no meu entendimento, estão para a segurança pública como os agentes comunitários para a saúde: impedem que a doença se espalhe. A ação dos guardas municipais é efetiva, conta com o apoio da população e incomoda a criminalidade.
A prevenção é fundamental, porque não deixa o crime acontecer. Toda vez que a polícia corre atrás do bandido que cometeu um delito é sinal de que a sociedade está correndo atrás do prejuízo. E um sistema de prevenção eficiente deve ser baseado em duas coisas: inteligência para prevenir e investimentos sociais.
Hoje nosso sistema de segurança pública funciona de maneira reativa. Ou seja: é uma máquina programada para perseguir e prender criminosos. Isso acontece tanto com o ladrão batedor de carteiras preso pela Brigada Militar, como com o malandro de colarinho branco fisgado por uma destas operações da Polícia Federal. Creio que devemos inverter essa lógica, substituindo a reação pela prevenção e criando condições para que os crimes – pequenos ou grandes – não ocorram.
Houve um tempo em que segurança pública era sinônimo de repressão. Atualmente, ela é conseqüência do investimento em qualidade de vida.


* Onyx Lorenzoni é Veterinário, Deputado Federal (DEM-RS) e Candidato a Prefeito de Porto Alegre.

Um comentário:

Fernando Ungaretti disse...

Amigo Vico, isso é para o autor do texto publicado, que apresenta várias soluções que eu acredito que resolveria parte do problema apresentado, mas...

Música do Bezerra da Silva que, infelizmente, serve para maior parte da classe política nacional.

Mas...

Subiu o morro sem gravata
Dizendo que gostava da raça
Foi lá na tendinha bebeu cachaça
Até bagulho fumou
Jantou no meu barracão e lá usou
Lata de goiabada como prato
Eu logo percebi é mais um candidato
Para a próxima eleição
E lá usou lata de goiabada como prato
Eu logo percebi é mais um candidato
Para a próxima eleição.

Ele fez questão de beber água da chuva
Foi lá no terreiro pedir ajuda
Bateu cabeça no gongá
Mas ele não se deu bem porque
o guia que estava incorporado
Disse esse político é safado cuidado na hora de votar
Também disse meu irmão se liga no que eu vou lhe dizer
Hoje ele pede seu voto amanha manda a polícia lhe bater podes crer
Meu irmão se liga no que eu vou lhe dizer
Hoje ele pede seu voto amanha manda os homens lhe prender (2x)

Meu irmão se liga no que eu vou lhe dizer
Depois que ele for eleito dá aquela banana pra você podes crer
Meu irmão se liga no que eu vou lhe dizer
Hoje ele pede seu voto amanha manda os homens lhe prender


Abração, prometo dentro do possível contribuir com o blog.

Livremente, sem amarras, mas com tendências. ;)